"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


terça-feira, 4 de maio de 2010

O Porto somos nós !!!

Neste blog pretendo ser uma voz activa da cidade do Porto, procurando destacar em cada mês um assunto político, cultural ou desportivo que tenha contribuido para engrandecer a mui nobre e leal cidade invicta, ou que pelo contrário, se tenha revelado negativo para a história da mais bela cidade do Universo. Será também um espaço para recordar pessoas e/ou momentos que desempenharam um papel fulcral na formação da identidade portuense e portuguesa.

As honras de abertura vão direitinhas para o desporto e para o FCP em particular. É justo dar honras de tema de destaque, à vitória para a Liga Sagres sobre o líder do campeonato e a quem, a esmagadora maioria da comunicação social, desejava um resultado que possibilitasse a conquista do título num dos locais mais emblemáticos da cidade do Porto.

O fedor que emana todos os dias, nos jornais, rádios e revistas, e através dos quais somos bombardeados com constantes provas de Portofobia, foi pelo menos por um dia quebrado e as páginas de jornal já reserbadas para noticiar um feito, que para alguns fedorentos seria semelhante a um orgasmo, tiveram de ser refeitas à pressa.

Por tudo isso e muito mais, foi uma vitória que não valeu apenas 3 pontos. Representou igualmente a garra e determinação de uma região, que teima em ser espoliada e prejudicada pelo centralismo que asfixia o nosso país ! Foi uma vitória contra aqueles que teimam em obrigar-nos a pagar portagens em auto-estradas que pomposamente, os mesmos anunciaram como não tendo custos para os utilizadores.

Por outro lado, foi também uma vitória de todos os verdadeiros portuenses (os que são apenas adeptos dos clubes da cidade de qual são exemplos mais representativos o FC Porto , Boavista, Salgueiros) contra aqueles que se dizem portuenses mas que preferem apoiar um clube que esteve, está e estará sempre conotado com o regime e com as atrocidades económicas que se vao praticando em Porugal em prol da riqueza, não de todos nós mas de uma região apenas.

Para todo nós, verdadeiros portuenses e nortenhos, foi uma alegria imensa ver o FCP representar a cidade e vê-la a suplantar e subjugar uma capital que se queria verdadeiramente nacional, mas que pelo contrário contribui, por exemplo, para aumentar significativamente a taxa de desemprego da região norte.

Enquanto o Boavista e Salgueiros não estiverem de volta aos palcos onde por direito mereciam estar, seria salutar verificar o apoio de todos os verdadeiro portuenses ao FCP nos jogos onde está em causa uma partida PORTO vs lisboa. Ver o Porto triunfar, sentir a revolta de jogadores do FC Porto por tudo o que lhe foi sonegado esta época em virtude da actuação vergonhosa dos campeões dos túneis e seus capangas, é igualmente senti-la como o nosso grito do Ipiranga ! A revolta do verdadeiro povo do Porto, contra todas as injustiças, com que os ignorantes e presunçosos nos têm presenteado ao longo dos anos.

Fica aqui uma palavra de apreço a um adepto boavisteiro, que a caminho do Boavista-merelinense, não se rogou a me acenar festivamente enquanto eu me dirigia a caminho do jogo, sendo ainda 15:30 ! Fosse sempre assim o ambiente de união entre todos os verdadeiros portuenses, e a nossa cidade e os nossos clubes não teriam nunca de se submeter aos invejosos e rancorosos governantes e pseudo-desportistas de lisboa.

Obrigado FC Porto pela vitória, por teres triunfado de forma categórica e contra todas as adversidades que o jogo proporcionou e por teres levado para longe da nossa cidade os festejos da liga dos túneis.

O PORTO somos nós, todos aqueles verdadeiros portuenses que lutamos para engrandecer a nossa cidade, contra o desplante totalitário com lisboa nos quer tratar !

Sem comentários:

Enviar um comentário