"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


segunda-feira, 10 de maio de 2010

SCUT's da palhaçda

As SCUT’s foram durante anos bandeira eleitoral, servindo como argumento na sempre manhosa caça ao voto. Volvidos alguns anos, os mesmos que se serviram delas para se sentarem no trono e governarem sem pudor algum, clamam agora pela introdução de portagens nas mesmas, valendo-se do argumento habitual dos últimos tempos, que serve de desculpa para tudo e mais alguma coisa: a tão famosa e medonha CRISE.

Foi pois decidido que as SCUT’s deixem de ser gratuitas, mas pasme-se, tal medida de acerto das contas do país, apenas tem efeito prático nas SCUT’s que circundam o Grande Porto e que têm servido como veículo dinamizador da frágil economia nortenha.

Pode-se discutir o principio do utilizador pagador, que para mim parece-me correcto, desde que ele seja definido inicialmente, aquando da construcção da auto-estrada. O que não se pode é fechar os olhos às promessas feitas anteriormente.

Tendo sido desde o seu início definidas como SCUT’s as auto-estradas que agora ficarão sem esse estatuto, e tendo-se revelado essa gratuidade fulcral para negócios de tão diversas áreas mas todas com acrescido valor económico para o próprio país, é incompreensivel que os governantes de lisboa usem mais uma vez os portuenses e nortenhos para corrigir os erros e falhas nas quais eles parecem ser mestres !

Na eventualidade de as SCUT’s deixarem de o ser, então é da mais elementar justiça que todas, sem qualquer tipo de excepção, passem a ser portajadas. Não faz sentido que uma região (Norte de Portugal) que a cada dia que passa se afasta mais das suas congéneres europeias fique mais sobrecarregada com impostos, enquanto que, por exemplo, o Algarve, região rica e essencialmente de turismo, continue a beneficiar das SCUT’s.

Somos todos portugueses, portanto se querem riscar do mapa as SCUT’s que o façam em todo o território nacional. Cá estaremos, atento e vigilantes, para atirar para cima dos representantes de lisboa, as culpas económicas que inevitavelmente irão resultar das suas brilhantes ideias.

Sem capacidade para descortinar soluções válidas que ajudem o país a manter-se à tona, os lisboetas utilizam-nos a todos como suas bóias de salvação, procurando com a nossa generosidade financeira salvar a sua pele. Não ficarão muito impressionados se alguns de nós tivermos como destino o fundo do mar.

1 comentário:

  1. Completamente de acordo. Se há crise e é preciso pagar, pagam todos e não apenas os do Norte, que ainda por cima, têm sido os mais causticados. Caro amigo, sem querer puxar a brasa à minha sardinha, há mais blogs de qualidade para além do Bibó-porto...

    Um abraço

    ResponderEliminar