"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


terça-feira, 1 de junho de 2010

Feira do Livro




Tem início hoje a Feira do Livro do Porto de 2010. Nos dias que antecederam esta abertura,sucederam-se situações verdadeiramente surreais com particular destaque para a indefinição sobre o local de realização do evento.

De um lado a Câmara,afirmava ter acordado com a APEL realizar novamente a Feira nos Aliados...Do outro lado a APEL, dando conta do regresso da Feira à Avenida da Boavista. Uma indefinição algo caricata que se foi prolongando no tempo e que era completamente desnecessária.

Sou do tempo da Feira do Livro no Rosa-Mota e mais recentemente nos Aliados. Como apreciador de um bom livro, este é um dos eventos que mais aprecio na nossa cidade, e tive alguma dificuldade em entender a confusão criada quanto à edição deste ano.

Não deixa de ser algo confrangedor assistir a esta aparente falta de coordenação cultural existente no Porto. Uma cidade da dimensão do Porto, e que tem condições para ser o farol da cultura nacional, quer pelo passado criativo e cultural que diversos portuenses fomentaram nas mais distintas áreas, quer por um futuro que se pretende de referência e excelência, não se pode dar ao luxo de ter indecisões como esta que rodeou a Feira do Livro de 2010.

Esta aparente falta de planeamento cultural, digna de um país e de uma cidade do 3º mundo, terá de ser ultrapassada rapidamente para que no futuro situações semelhantes não ocorram.

Pessoalmente prefiro a Feira do Livro nos Aliados em relação à avenida da Boavista. Uma vez que o regresso da feira à Baixa foi considerado um êxito massivo no ano transacto, de acordo com todas as entidades envolvidas, seria um erro estratégico desviá-la do centro da cidade. Embora a reabilitação dos Aliados tenha deixado a Avenida mais despida, continua a ser a sala de visitas da cidade, e por isso, penso que a feira nos Aliados acaba também por ser um evento turístico que quiçá, poderá ser o ponto de partida para muitos turistas (nacionais e internacionais) na descoberta da cidade mais bela do mundo !

Começa hoje e até dia 20, com horário alargado em relação a 2009. Todas as informações podem ser encontradas em:

http://www.feiradolivrodoporto.pt

EU VOU ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário