"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estádio Do Dragão em Lego - IPO Porto



Caros leitores,

Não tenho tido muito tempo para postar sobre alguns temas mas vi no site do JN uma reportagem-vídeo que não posso deixar passar sem a mencionar! Por isso que se lixe o chefe e o trabalho…e que venha o post :-)

Convém referir que aqui no trabalho não tenho permissões para assistir a vídeos e por isso este post não versará o conteúdo exacto da reportagem mas antes realçará o motivo e todos aqueles intervenientes que estiveram na génese da notícia.

Uma das instituições que mais admiro na cidade é sem dúvida o IPO e em particular a sua aula de pediatria. Fico sempre emocionado quando vejo as notícias sobre as crianças com cancro, pois sinto que têm de ser obrigadas a crescer demasiado depressa sendo confrontadas com sentimentos e emoções que deveriam estar arredadas da vida de qualquer criança.

É por isso sem surpresa, que as visitas dos seus ídolos (especialmente do desporto e da televisão) são momentos em que se esquece o sofrimento e em que a felicidade e a alegria irrompem das suas jovens faces, proporcionando-lhes encontros que a memória se encarregará de guardar como se fossem o mais precioso dos tesouros.

Infelizmente não é possível aos ídolos estarem sempre presentes, pelo que o extraordinário trabalho de todos os envolvidos, desde médicos a enfermeiros passando pelos briosos voluntários e demais profissionais que me possa ter esquecido (não conheço o funcionamento do IPO) mas que certamente não se cansam de ajudar as crianças, se reflecte na procura de actividades que possam abrilhantar os dias dos mais jovens e transmitindo-lhes conforto e esperança num futuro melhor.

Neste contexto, a “Projecto Construir”, o IPO do Porto e o Futebol Clube do Porto, desafiaram as crianças da ala pediátrica a construir uma réplica do Estádio do Dragão em peças Lego. A “Projecto Construir” é uma associação de intervenção social portuense, que procura através de actividades lúdicas e didácticas apoiar indivíduos institucionalizados, com especial destaque para as crianças.

Aplaudo de pé esta iniciativa! Na impossibilidade de verem ao seu lado o Hulk, o Falcao ou o Helton, julgo que deve ser emocionante para as crianças, participar em conjunto num projecto que terá como resultado final uma reprodução em ponto pequeno mas extremamente fiel, como se pode inferir da imagem do vídeo ou da foto publicada no site da “Projecto Construir”, do local onde os seus ídolos costumam jogar à bola!

Para além do aspecto emocional associado a este projecto, o recurso à técnica de construção de modelos com peças LEGO tem, para a “Projecto Construir”, o intuito de aumentar a auto-estima, a auto-disciplina, a motivação para o trabalho colaborativo e a concentração, tornando-se um meio de dinamização dos resultados dos tratamentos, no caso de crianças institucionalizadas em estabelecimentos de saúde, ou na actividade de reinserção social no caso de outras instituições.

Esta notícia surgiu numa altura em que curiosamente ando a preparar um post sobre o voluntariado na cidade do Porto. Todos os casos que tenho vindo a descobrir e mais este belo exemplo, são para mim provas que a sociedade ainda vai sendo composta por pessoas honestas e de um carácter extraordinário que procuram confortar, na medida do possível, quem passa pelas mais diversas adversidades.

Em relação a este projecto do estádio, é também nestes momentos em que fico orgulhoso em ser Portista. Ter o FCP como parceiro desta louvável iniciativa é para mim uma alegria indescritível e reafirma o papel social que o clube mais representativo da cidade tem obrigatoriamente de desempenhar no seu burgo.
Felizmente que não é o 1ºcaso de solidariedade azul e branca para com os portuenses e não só. Nós portistas estamos habituados a ver o nosso presidente, os nossos dirigentes e atletas a confortar corações e a proporcionar sorrisos.

Os links importantes para quem tiver interessado:

Reportagem do JN


“Projecto Construir”
(aqui podem ser encontrados, para além de informações sobre a instituição, mais detalhes sobre o projecto do estádio)

Antes de terminar gostaria de agradecer a todos os intervenientes neste projecto e de desejar, a todas as crianças internadas no IPO, vítimas de guerra, de abusos e de todas as fatalidades e injustiças em que o mundo e a sociedade são pródigos, uma palavra de esperança num futuro melhor.

O meu OBRIGADO por não desistirem de lutar pela vida!

1 comentário: