"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Porto: Apreciados lá fora…Desprezados cá dentro !

Na passada 4ª feira tive a oportunidade de assistir a um concerto de uma das minhas bandas favoritas: os lendários Guns N Roses. Infelizmente, e à semelhança do que acontece com a maioria dos grandes eventos musicais que aconteceu por solo nacional, o concerto teve lugar em Lisboa pelo que para além do bilhete somaram-se todos os custos inerentes à viagem…e lá ficou o bolso mais leve mas a alma bem satisfeita com um concerto fabuloso!

Por esta altura devem estar a questionar, o que raio tem a ver este início de post com o conteúdo habitual do blog. Ora bem, um concerto realizado em Lisboa tem logicamente uma esmagadora maioria de espectadores oriundos daquela zona geográfica. No intervalo que mediou a actuação dos Guns e o concerto da banda de abertura, tive a infelicidade de presenciar um momento que me deixou incrédulo.

Num grupo maioritariamente feminino, uma das moçoilas opinou sobre algo e de pronto foi interrompida por uma amiga (?), acusando-a de falar com um sotaque esquisito à Porto. Essa sujeita repetiu essa observação mais duas ou três vezes até que a amiga (?) pediu desculpa afirmando que agora tinha muitos colegas do Porto e poderia estar a apreender a sua maneira de se expressar.

Fiquei manifestamente incomodado e comecei a falar à Porto com a minha namorada, mandando algumas bocas que a circunstância exigia, e esperava, quiçá imbuindo de um espírito demasiado sonhador, que a lisboeta se desculpasse pelo tom odioso com que tinha repreendido a amiga. Facilmente adivinharão que isso não aconteceu.

Infelizmente, esta atitude de repúdio pelo Norte e pelo Porto em particular, não é uma novidade mas julgo que temos assistido com bastante frequência a episódios que procuram denegrir a imagem da cidade e dos que nela habitam.

Um exemplo desta cruzada pode ser encontrado no futebol. Ainda na semana passada, o presidente de um clube de futebol foi recebido por um governante para pedir medidas de protecção especial quando a equipa lisboeta tiver que jogar fora de casa e tiver como destino, ou ponto de passagem, a cidade do Porto. O mesmo presidente prometeu surpresas, caso o autocarro fosse novamente alvo de arremessos de pedras ou outros objectos.

É óbvio que o que têm sucedido aquando das mais recentes visitas desse clube lisboeta à Mui Nobre e Leal cidade, não é próprio de um país civilizado. Mas também é importante não esquecer aquilo que sucede com os atletas, dirigentes e adeptos do FCP quando vão jogar na região da grande Lisboa. Fazer do Porto a região mais perigosa do País e fazer ameaças vãs, qual general de um qualquer país totalitário do terceiro mundo, é querer passar uma mensagem de rancor que invariavelmente terá um resultado nefasto.

Não sou um santo, pois também costumo gozar com o sotaque de Lisboa, nomeadamente o das tias de Cascais. Mas sempre na brincadeira, sem qualquer tipo de sentimento negativo associado. E julgo que não sou apenas eu a brincar com essa pronúncia. Mas tenho a certeza que nunca vi ninguém a demonstrar uma aversão tão grande a uma pronúncia regional, como aquela a que eu assisti no pavilhão atlântico.

Em contraponto a esta crescente repugnância nacional por tudo o que é nortenho e portuense, deixo aqui um artigo publicado no matutino inglês “Telegraph”.

Embora já tenha lido elogios mais bonitos à nossa cidade (e que publiquei aqui) e não concorde com opinião do autor relativa à indicação dada de não fazer compras na Rua 31 de Janeiro em virtude do seu elevado declive, é sempre agradável verificar que a nossa Cidade vai sendo falada no estrangeiro e eleita como um local aprazível para férias.

Ao menos lá fora, não existem energúmenos a irritar-se com a nossa pronúncia.

2 comentários:

  1. não era a primeira nem será a última vez que tal acontece. mas repara que não é exclusivo da nossa região, tudo o que não tiver sotaque lisboeta é automaticamente rotulado de "parolo" por muita gente da capital. felizmente nem todos são assim, até porque conheço várias pessoas de Lisboa e arredores e são todos gente boa, mas é raro coibirem-se de mandar a piadinha.

    e quanto tentam imitar a pronúncia? é só rir...ou não :P

    um abraço com a partilha do lamento,
    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  2. @Jorge

    eles bem tentam imitar a pronúncia, mas é tal e qual como com as francesinhas: não conseguem :-)

    Abraço

    ResponderEliminar