"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Natal Portuense - Porto em azul e branco



Ontem começou o Advento e com ele aquele o corrupio próprio de uma época do ano onde se tenta esquecer a crise e presentear as pessoas que mais nos dizem com mimos natalícios. Neste blog, e na rubrica Natal Portuense, irei sugerir algumas prendas, que como não podia deixar de ser, estão umbilicalmente associadas à Mui Nobre e Leal Cidade Invicta.

No passeio que dei ontem pela Baixa, dei de caras, nas livrarias que visitei, com um livro da autoria de Hélder Pacheco, intitulado “Porto em azul e branco”, editado pelas Edições Afrontamento. Para apresentar o livro, nada melhor a descrição que encontrei no blog do autor : Crónicas sobre o Futebol Clube do Porto, escritas por um autor que não só não nega a sua condição de aficcionado, como, simultaneamente, faz dela parte da sua identidade. Aqui podemos encontrar as memórias do autor, as glórias do clube, misturadas com os pregões que os adeptos vão soltando durante as partidas.

Hélder Pacheco é autor de algumas das mais importantes obras sobre a cidade do Porto, além de escrever regularmente em jornais e revistas. Natural de freguesia da Vitória, é actualmente professor de História Social e Cultural do Porto, investigador das culturas populares do Porto e escritor e cronista do Jornal de Notícias e da revista Sítios e Memórias.

Folheando o manuscrito em questão e observando atentamente as fotografias, fui desportivamente invadido por uma onda de nostalgia dos inúmeros jogos presenciados in-loco no mítico Estádio das Antas e acometido igualmente por uma vontade imensa de recuar imediatamente no tempo, para uma altura em que a apesar de algumas dificuldades, a felicidade e a alegria imperavam nos mais diversos sectores da sociedade portuense.

Em relação à prosa de Hélder Pacheco, não posso emitir uma opinião visto que apenas me deliciei a observar as referidas fotos, mas não tenho dúvida que a qualidade dos textos será idêntica à das fotografias, pelo não hesito em recomendar este livro a todos os que gostam de futebol, de história e principalmente a todos aqueles que têm o seu coração tatuado eternamente com o símbolo do mais apaixonante clube de Portugal.

O blog do autor pode ser encontrado aqui. Nele é possível encontrar a capa do livro, que também reproduzo como ilustração deste post, que permitirá facilmente identificar o livro numa livraria perto de si. Por exemplo, na Livraria Lello e na renovada Livraria Latina, é fácil encontrar o livro, pois a este é dado o destaque merecido. Em relação ao preço, posso assegurar que ronda os 30€.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário