"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SCUT’s…e a anedota continua

Prezado leitor, prossigo no meu blog a luta contra a introdução das SCUT’s. Já em posts anteriores tive a oportunidade de fincar a minha posição, que no entanto irei recordar. Concordo com o princípio universal do utilizador pagador; no entanto, tendo os nossos extraordinários decisores optado há alguns anos atrás por criar as SCUT’s, penso que aplicar impostos de circulação em estrada supostas de utilização grátis, é no mínimo anedótico! Justifico isso com o facto da isenção de pagamento ter permitido o desenvolvimento de inúmeros sectores, algo a que seria difícil de se assistir se desde o início as portagens tivessem sido uma realidade.

Imbuído desse espírito anedótico, ontem o secretário de Estado das Obras Públicas não se fez rogado e em conferência de imprensa mostrou a sua capacidade para ombrear com qualquer cómico da nossa praça. Anunciou que no Grande Porto, vamos começar a ficar com os bolsos e a carteira mais leve a partir de 15 de Outubro. Soube-se igualmente, embora já fosse esperado, que vai haver isenções para uns, descontos para outros e comer e calar para uma imensa maioria. Penso que o ridículo nunca foi tão longe e para o demonstrar tentarei colocar o leitor na pele de duas personagens distintas.

Imagine o leitor que vive em Gaia e se pretende deslocar em trabalho para Paços de Ferreira. Seguindo pela A41/A42, vai pagar portagens, sem beneficiar de qualquer desconto ou isenção pois não é residente na capital do móvel ou arredores. Pelo contrário, se o leitor residir em Paços de Ferreira e se deslocar de e para o Gaia, a viagem pela A41/A42 já poderá ser feita com os privilégios acima citados. Isto é, dois portugueses, com o mesmo veículo e o mesmo trajecto, vão pagar valores diferenciados. Citei este exemplo, mas facilmente poderia escolher outras 2 localidades que espelhassem a rebaldaria que virá.

Ou seja, passamos de uma situação em que todos os utilizadores saiam beneficiados, para uma situação em que os privilégios apenas são concedidos a alguns. O caricato desta medida é tal, que se não fosse a gravidade da situação daria para rir às gargalhadas. Infelizmente, o caso não está para grandes celebrações e/ou manifestações de alegria.

Para além da patética discriminação que vai existir entre pessoas a viverem na mesma região metropolitana, a disparidade entre portugueses manter-se-á durante alguns meses, pois como se ficou a saber também ontem, o prazo para entrada em vigor do pagamento das SCUT’s não é igual para todas as regiões de Portugal.

Continuo a repetir, se é para pagar, temos de pagar todos. Agora andar com estas benesses só para garantir uns votos extra nas próximas eleições é que é vergonhoso!

Desafortunadamente porém, é certo que alguns eleitores irão cair na esparrela!

Sem comentários:

Enviar um comentário