"...E as teias que vidram nas janelas

esperam um barco parecido com elas

Não tenho barqueiro nem hei-de remar

Procuro caminhos novos para andar



E É a pronúncia do Norte

Corre um rio para o mar..."


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

STOP Sr. Sócrates


Neste blog, como pode ser consultado aqui, já tinha alertado contra o facto de se estar a assistir a um grande roubo, com constantes desvios dos fundos destinados ao Porto e ao norte do país para benefício de instituições lisboetas e respectiva região metropolitana.

Ora bem, ontem ficou-se a saber, pode ser lida aqui a notícia que o confirma, que a UE proibiu o nosso 1º Ministro de desviar os fundos do TGV da linha Porto-Vigo para Lisboa.

Como ponto prévio, devo opinar sobre a necessidade de um TGV no nosso país. Parece-me uma obra demasiadamente megalómana e desajustada ao tamanho e importância económica do nosso país no contexto europeu. Quem já teve a oportunidade de ir a França ou Alemanha, compreende a necessidade de existir um transporte que possibilite uma ligação fácil e rápida entre cidades, que estando separadas por distâncias consideráveis, são efectivos pólos de negócio e oportunidades de emprego. Acresce a esse facto, a importância histórica que os meios de transporte, que não o carro, vão tendo nesses países, onde a rede de transportes públicos é verdadeiramente eficaz e cumpridora dos horários e por isso uma alternativa credível para as pessoas simultaneamente serem mais amigas do ambiente e do seu próprio bolso.

Em Portugal, infelizmente e como consequência do centralismo bacoco e mesquinho que vai engolindo o resto do país, assistimos a uma confluência das grandes marcas, dos grandes negócios e das grandes oportunidades para uma cidade apenas. Juntemos a esse facto, a fraca utilização e o prejuízo que a CP vai tendo ao longo dos anos e penso que estamos conversados sobre a utilidade do TGV. Se as pessoas acham caro gastar quase 90€ (ida e volta para ir do Porto a Faro), alguém aceitará pagar bem mais que isso só para andar de TGV? As pseudo-socialites do nosso burgo talvez…Mas o grosso da população certamente que não hesitaria em fazer, a alta ou a baixa velocidade, um manguito.

O dinheiro que irá(?) será gasto numa rede de TGV, seria na minha óptica melhor empregue na remodelação da linha férrea nacional, da forma a possibilitar, por exemplo, que o Alfa Pendular possa circular na totalidade do seu percurso perto da sua velocidade de ponta, o que não sucede actualmente em muitos troços, onde a sua velocidade está limitada a 60/70 kmh.

Mas mesmo achando que o TGV é uma obra que se assemelha a um brinquedo que um menino mimado pede pelo Natal porque já não se consegue satisfazer com mais nada, acolhi esta notícia que vem de Bruxelas com uma grande satisfação. Finalmente alguém mete nos eixos os trafulhas que lideram a nossa nação. Penso que não tardará muito para que novo puxão de orelhas chegue do centro da Europa, pois deve estar para ser conhecido o veredicto relativo às ex-SCUT’s interposto pelos nossos vizinhos galegos.

Este STOP às discrepâncias governamentais só é pena vir tão tarde. Era bom que Bruxelas pudesse também intervir noutros assuntos, pois estou certo que a esta hora, os governantes actuais e alguns anteriores, já teriam as suas orelhas em carne viva após todas as reprimendas de que certamente seriam alvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário